Redação do Enem e os temas já cobrados nessa prova

24/07/2013 11:51

A Redação do Enem mais uma vez se aproxima. Candidatos e professores seguem uma velha tradição e especulam sobre os temas que podem cair. Mas o melhor é sempre manter a calma, produzir textos sobre assuntos discutidos na atualidade, submeter essas produções à correção de profissionais e analisar o que foi exigido em exames anteriores. Nessa prova, se dá bem aqueles que têm um bom leque de informações e, obviamente, sabem coordenar corretamente as ideias ao utilizar a escrita

Por Equipe corrigetextos.com

Fazer uma boa redação no Enem é sempre algo preocupante a milhões de candidatos que disputam uma vaga no ensino superior, sobretudo para as universidades públicas. Como uma velha tradição, professores e estudantes especulam sobre os temas que podem cair. Muitos jovens, inclusive de forma equivocada, tentam decorar produções próprias e até de outros, na esperança de quem venham a ser cobradas. Mas redação não é loteria. O melhor é sempre manter a calma e produzir textos sobre temas discutidos na atualidade, porém nunca com a intenção de memorizá-los para o dia da prova. É crucial também, sobretudo nessa fase final dos estudos, submeter essas produções ao crivo de profissionais. E é igualmente aconselhável analisar o que já foi exigido em exames anteriores.

Sob esse último aspecto, as provas de redação do Enem seguem, como uma espécie de regra geral, a tradição de abordar temáticas atuais discutidas nos meios de comunicação e nas escolas. A redação do Enem 2012, por exemplo, abordou a questão do "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". Como se vê, algo bem próximo das pessoas minimamente informadas, dado que o século 21 tem pouco mais de dez anos.

Essa tendência por temas atuais pode ser claramente observada também na redação do Enem 2011. "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".

Temas sociais

Uma outra marca da redação do Enem é a cobrança dos chamados "temas sociais" e/ou afins. Veja exemplos: "Como preservar a floresta Amazônica" - 2008. "O trabalho infantil na sociedade brasileira" - 2005. "Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação" - 2004. "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo" - 2003. "Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?" - 2001. "Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional" - 2000. "Cidadania e participação social" - 1999. É preciso ficar atento em relação a essa particularidade.

Por fim, reiteramos que redação na é loteria. Não é bom querer advinhar o tema da prova. O indicado é produzir textos sobre temas atuais e/ou sociais, e submeter essas produções à correção de um bom profissional. No mais, é manter a calma. Se você tem um leque razoável de informações, e aprendeu a coordenar as ideias no papel, sua redação será satisfatoriamente produzida.

Matérias relacionadas:

A importância de ter suas redações corrigidas

Cuidados com a prova de Redação

Não dê um branco na prova de Redação

Por que é fundamental ter suas redações corrigidas

Todas as provas de Redação do Enem