O que é um livro digital?
Equipe corrigetextos.com
Também chamado E-Book ou infoproduto, um livro digital nada mais é que a versão de um livro convencional próprio para ler em telas de computador ou eReaders, que são leitores de livros digitais (ver tópico mais abaixo). É obvio que o prazer de ler um livro comum, tal como o conhecemos, é algo que nunca se perderá. Quem não lembra de uma boa publicação que lemos na adolescência ou em qualquer outra fase de nossas vidas? A capa, a encadernação, as imagens... Não dá para ignorar. Mas acontece que o tempo passa e a humanidade vai abrindo novos horizontes, que necessariamente não precisam abolir as conquistas anteriores. Assim, a tendência é que os livros digitais (já muito populares na Europa e EUA) ganhem cada vez mais adeptos e convivam lado a lado com os livros convencionais em todo o mundo. As razões são muitas para que se adquira uma publicação desse tipo.
- Os preços são infinitamente menores. É possível adquirir infoprodutos por até 75% do valor de um livro convencional que tenha a mesma quantidade de páginas e qualidade da publicação (textos e imagens). Isto se dá porque os custos da confecção e armazenamento de um produto digital são baixos, se comparados aos livros convencionais.
- É mais prático para levar. Você pode armazenar dezenas de obras num pen drive e levá-las para onde quiser até no bolso da roupinha do seu bebê. Já pensou descer de uma carro com dois livros de 500 páginas cada um e dirigir-se até seu escritório, casa ou sala de aula?
- É infinitamente mais ecológico. Você sabe quantas árvores são derrubadas para se fabricar um livro comum?
eREADERS incrementam ainda mais os livros digitais, por criar a sensação de que se está lendo um livro convencional
"Leitor de livros digitais (eREADER, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (eBOOKS) e outros tipos de mídia digital. Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico, nas telas desses leitores, isso os aproximou muito da sensação de se ler um livro convencional, por não utilizar iluminação, como as telas de cristal líquido (LCD), o que tem impulsionado a venda desses aparelhos em todo o mundo. O mais famoso deles é o Kindle, criado pela empresa estadunidense Amazon, que teve seu primeiro modelo lançado nos EUA, em 19 de Novembro de 2007; e no Brasil em outubro de 2009".