Clareza é a chave de uma boa redação
Você pode ter um bom conteúdo e dominar as regras gramaticais. Mas se não souber coordenar satisfatoriamente as ideias, seu texto tende a ficar confuso e sem clareza. Com isso, sua pontuação na prova de redação fica bastante prejudicada
Da Redação
Você pode ser culto, ter um bom repertório sobre os mais variados temas. E pode também ser muito familiarizado com a norma padrão da língua, não se confundir com concordância, regência, ortografia...
Mas, se você tem dificuldades para organizar suas ideias ao longo do texto, pode ter certeza que sua redação ficará confusa, sem clareza. Assim, sua pontuação será prejudicada.
Envie já seu texto para correção
É preciso não esquecer que nas bancas que corrigem as provas de redação não há detetives. Mas elas precisam, antes de tudo, entender o que você produziu. Se o texto não está claro, como isso pode ocorrer?
Dois fatores principais contribuem para tornar um texto obscuro.
O primeiro é pôr mais de uma ideia central em um mesmo parágrafo. Se você, por exemplo, quer utilizar dois argumentos para comprovar determinada tese, o melhor é localizá-los em parágrafos diferentes. Com isso, você evita embaralhar as ideias que justifiquem um e outro, o que pode gerar a confusão.
Períodos muito longos também podem dificultar a clareza de um texto. O melhor é fazer períodos curtos. Ir direto ao assunto. Evitar as repetições e termos desnecessários. Fugir da prolixidade.
Não esqueça: clareza é a chave de uma boa redação!
Matérias relacionadas: